Linha de Pesquisa
Compostos Bioativos e Biocombustíveis
Objetivo:
Produzir compostos bioativos para uso nas indústrias de de alimentos, fármacos e cosméticos, além de biocombustíveis a partir de biomassa lignocelulósica, contribuindo para a diversificação energética e a sustentabilidade.
Metodologias:
A linha utiliza bioprocessos fermentativos associados a métodos químicos os físicos, para caracterizar compostos bioativos e biocombustíveis, ampliando o conhecimento para aplicações práticas.
Aplicações:
Bioativos - As pesquisas exploram a extração de compostos com atividades antioxidantes de subprodutos da cadeia produtiva de frutas, utilizando métodos enzimáticos, químicos ou físicos. Como exemplo o farelo de cacau, rico em compostos bioativos, por exemplo, é utilizado como substituto do chocolate em produtos alimentícios como cookies, barras de cereais e produtos lácteos, agregando valor nutricional e sensorial.
Biocombustíveis - Os extratos enzimáticos secretados por fungos, na linha de pesquisa anterior, são aplicadas na sacarificação de biomassa lignocelulósica (como bagaço de cana e casca de cacau), produzindo açúcares fermentescíveis, precursores de biocombustíveis como o etanol.
